Neste novo vídeo da série TEC (Título de Especialista em Cardiologia), vamos discutir aqui a questão 01 da Prova do TEC 2020 – Bloco 02. O assunto da questão é sobre diagnóstico e tratamento da pericardite aguda.
TEC 2020 (bloco 2)
01) Homem, 27 anos, com dor em face anterior de tórax com irradiação para o trapézio à esquerda, de moderada intensidade, que piora à inspiração profunda e com discreta melhora em decúbito ventral há dois dias. Referia também dispneia de leve intensidade, sensação de febre e coriza há 15 dias, além de dores pelo corpo. Pai com infarto agudo do miocárdio aos 48 anos. Ao exame físico, pressão arterial = 110 x 70 mmHg, frequência cardíaca = 100 bpm. Auscultas pulmonar e cardíaca normais. Eletrocardiograma abaixo. Assinale a alternativa correta:
A) O paciente tem pericardite aguda: tanto a dor como as alterações eletrocardiográficas são características desse tipo de comprometimento cardíaco, e o tratamento deve ser feito com a associação de colchicina e anti-inflamatórios não hormonais.
B) O paciente tem infarto agudo do miocárdio de parede anterior extensa com supradesnivelamento do segmento ST. A dor torácica e as alterações eletrocardiográficas são típicas desse tipo de comprometimento cardíaco e há indicação de cinecoronariografia para intervenção.
C) O paciente tem infarto agudo do miocárdio de parede anterior extensa, já que tem história familiar importante para insuficiência coronariana e as alterações eletrocardiográficas são características.
D) Existe somente comprometimento inflamatório miocárdico, que pode ser comprovado pelas alterações eletrocardiográficas e pelo ecocardiograma, com demonstração de diminuição da fração de ejeção do ventrículo esquerdo.
E) Há indicação de prescrição de corticoide, já que o quadro é agudo, seja qual for a etiologia.
Tente fazer, depois clica em PLAY VIDEO e assista a resolução da questão.